sábado, 27 de abril de 2013


BROMIDOSE PLANTAR é o nome científico para os odores dos pé ou seja, chulé. Só o nome já causa uma certa vergonha. Mas calma, ele tem cura ou ao menos, pode ser controlado.
Esse odor é causado por fungos ou bactérias que se proliferam em ambientes úmidos e se alimentam de pele morta. Mas não é só o suor excessivo que causa o mau cheiro dos pés. O problema pode ser agravado quando a higiene é inadequada.
Qualquer pessoa, independente da idade ou sexo, pode ter esse mau odor. No entanto, homens jovens e de meia-idade são mais frequentemente acometidos porque o hormônio testosterona, pode determinar uma transpiração maior. Alem disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumentam as chances das bactérias e fungos se proliferarem. Mas as mulheres não estão salvas de desenvolverem esse odor também (Carla Albuquerque e Celso Garrete, dermatologistas).
Alguns calçados abertos podem desenvolver essas bactérias por serem feitos de material sintético como plástico ou de borracha que tendem a concentrar mais calor e umidade e, consequentemente, aumentam o mau cheiro.
Se você ama um determinado sapato mas ele está com esse odor, os dermatologistas sugerem que elimine-o mas como eu sei bem o que é amar um sapato, eu te dou uma dica. Passe bicarbonato de sódio no seu interior , deixe tomar sol após o uso e se não resolver,  leve a um sapateiro pra trocar o solado interno.

Mas alguns cuidados são fundamentais:
- Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras) 

- Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.
 

- Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.
 

- Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
 

- Use seu próprio material para cortar as unhas.
 

- Não use os mesmos sapatos todos os dias.
 

- Exponha os calçados ao sol  


Se ainda assim o odor for muito forte, procure um médico, pois ele pode estar relacionado a alguma doença como  hipertireoidismo, diabetes, obesidade e estresse.

Agora, mãos à obra!!!!










_________________________________________________________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário