Os diferentes tipos de pegadas:
É comum encontrar textos falando dos diferentes tipos de pisadas e seus problemas em pessoas que correm ou caminham. Claro que isso é importante porque uma pisada muito pronada ou supinada, pode levar a uma lesão grave de joelho ou coluna, por exemplo. Mas e nós, pobres mortais que não somos adeptos de atividade física intensa?
As pisadas erradas sempre são um agravante para qualquer problema postural!
Então vamos lá...
A pisada normal é chamada, por nós fisioterapeutas, de pisada ideal e claro, poucas pessoas pisam assim. Muitos de nós pisamos o mais próximo do ideal mas existem pessoas que pisam muito errado mesmo.
Quando pisamos no chão, sem sapatos, observamos uma "voltinha" na parte interna dos pés, que não tocam o chão (na maioria das pessoas), que vai da região antes dos dedos até próximo ao calcanhar. Esta região é chamada de arco medial e pode ser mais ou menos côncavo, definido por uma combinação de trabalho muscular, tensão de tecidos e ligamentos.
Quando este arco é maior (mais côncavo), a pisada é mais no bordo lateral do pé, a chamada pisada para fora ou, o correto, pisada supinada e quando o arco é mais baixo, pisa-se mais na parte da borda medial dos pés, chamada pisada pronada.
Quando não pisamos corretamente, o tornozelo sofre, o joelho sofre e assim a postura toda sofre.
Por isso, costumamos gastar a sola do sapato mais de um lado do que do outro e quando isso acontece com o salto, o problema postural é ainda maior.
Minha dica?
Existem palmilhas ortopédicas que podem ser usadas para diminuir esse "defeito" mas, como sempre, eu acredito que o melhor é tratar a causa e não usar um paliativo....Então, procure um fisioterapeuta e em poucas sessões você vai estar fazendo um bem a sua postura e por que não dizer, UM BEM AOS SEUS PÉS E SAPATOS!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário