Tadinho dos nossos pés!
Quando chega no fim do dia, são eles que mais trabalharam, estão calçados e muitas vezes doloridos. Imagina quem tem os pés ressecados ou ainda com aquela pele grossa nos calcanhares...E quando estes calcanhares racham e até sangram?
Fissuras
As fissuras nos calcanhares é uma das patologias dos pés que mais incomodam as pessoas, em especial as mulheres que são em maior numero de acometidas. Também conhecidas como cissuras, esta doença se carateriza por pequenas fendas ou rachaduras na pele grossa das mãos ou dos pés e variam de espessura podendo ser, superficial quando acometem apenas a camada de pele mais externa, ou profunda, quando atingem as camadas mais internas levando a sangramento devido ao espessamento e endurecimento da pele dessa região. A pele endurecida, perde a elasticidade e abre, pela tensão que sofre quando colocamos nosso peso sobre os pés ou mãos.
Não é incomum estas lesões atingirem os nervos presentes na derme (camada da pele) causando sangramento e dor.
Muitas podem ser as causas dessa patologia, entre elas: a forma de pisar ou andar, hereditariedade, o calor ou o frio elevados, beber pouca água, diabetes, problemas vasculares, psoríase, micoses, agressões químicas, andar descalço por tempo prolongado ou fazer uso de calçados com o calcanhar aberto, idade, hábitos alimentares, uso de determinados medicamentos (que alterem a elasticidade da pele).
Como cuidar:
É comum que as pessoas que sofrem com as fissuras queiram, lixar os calcanhares até que a pele fique fininha, achando que isso vai melhorar, porém quanto mais se lixa mais a pele tende a crescer e engrossar e ressecar.
A solução é hidratar a pele do calcanhar (do pé todo) evitando produtos que tenham acido salicílico. Na verdade, o ideal é procurar um podólogo para remover esse excesso de pele seca e fazer hidratações diárias.
Eliminar o problema só é possível se for tratada a causa, por isso, procure também um médico pois fissuras intensas por longo período, podem ser sinal de doença como a diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário