sexta-feira, 31 de maio de 2013




Paixão por sapatos, quantas mulheres não tem?
Eu sou uma dessas mulheres e a minha paixão é meio assim. Sapato pra mim é tudo: é o detalhe social ou o que dá uma cara mais esporte, é o glamour de um visual simples ou o desastre de um visual que deveria ser perfeito. Se eu tiver que optar por uma única peça na moda, compro um sapato. Sou pequena e muita modinha não cai bem mas no sapato não há erro.
Sapato eu compro sempre que posso e gosto de um. Não importa se eu já tenho daquela cor ou modelo, se eu gostei eu compro. Nunca comprei porque estava precisando, não que eu nunca precise, mas como tenho alguns scarpins pretos, precisar mesmo, não preciso. É claro que tem aqueles dias que eu penso "mas se eu tivesse..."
O scarpin preto é um coringa, o que não me impede de ter alguns afinal ou eles tem salto diferente, ou material diferente ou bico diferente ou seja lá que detalhe for. Em toda nova estação os mesmos sapatos acabam tendo uma nova leitura e aí eu compro mais um.
E as botas?? Eu a-do-ro botas e a moda não colabora. Cada ano, a que eu comprei no ano anterior já não é mais moda e eu compro mais uma. Com as botas não acontece o mesmo que com os scarpins. Não tem uma básica, uma que sempre pode ser usada. É triste mas todo ano eu adquiro mais uma (no minimo).
Paixão por sapato é assim, a gente nunca tem o suficiente. Mas a culpa é dos designers que não param de inventar moda!!!!








segunda-feira, 27 de maio de 2013


  Famosas e seus pés feios.

Caros leitores

Preciso me desculpar por postar um texto como esse e por isso estou deletando-o.
Ninguém tem culpa de ter pés assim ou assado e principalmente no caso das joanetes, por mais que se faça pouco é possível melhorar. É sabido também que é uma patologia, que traz muito sofrimento e com certeza, ninguém merece.
Mais uma vez me desculpo e agradeço aos e-mails enviados criticando esta postagem. Vocês tem toda razão.
Obrigada

quarta-feira, 22 de maio de 2013





Tadinho dos nossos pés!
Quando chega no fim do dia, são eles que mais trabalharam, estão calçados e muitas vezes doloridos. Imagina quem tem os pés ressecados ou ainda com aquela pele grossa nos calcanhares...E quando estes calcanhares racham e até sangram?

Fissuras

As fissuras nos calcanhares é uma das patologias dos pés que mais incomodam as pessoas, em especial as mulheres que são em maior numero de acometidas. Também conhecidas como cissuras, esta doença se carateriza por pequenas fendas ou rachaduras na pele grossa das mãos ou dos pés e variam de espessura podendo ser, superficial quando acometem apenas a camada de pele mais externa, ou profunda, quando atingem as camadas mais internas levando a sangramento devido ao espessamento e endurecimento da pele dessa região. A pele endurecida, perde a elasticidade e abre, pela tensão que sofre quando colocamos nosso peso sobre os pés ou mãos.
Não é incomum estas lesões atingirem os nervos presentes na derme (camada da pele) causando sangramento e dor.
Muitas podem ser as causas dessa patologia, entre elas: a forma de pisar ou andar, hereditariedade, o calor ou o frio elevados, beber pouca água, diabetes, problemas vasculares, psoríase, micoses, agressões químicas, andar descalço por tempo prolongado ou fazer uso de calçados com o calcanhar aberto, idade, hábitos alimentares, uso de determinados medicamentos (que alterem a elasticidade da pele).
Como cuidar:
É comum que as pessoas que sofrem com as fissuras queiram, lixar os calcanhares  até que a pele fique fininha, achando que isso vai melhorar, porém quanto mais se lixa mais a pele tende a crescer e engrossar e ressecar.


A solução é hidratar a pele do calcanhar (do pé todo) evitando produtos que tenham acido salicílico. Na verdade, o ideal é procurar um podólogo para remover esse excesso de pele seca e fazer hidratações diárias.
Eliminar o problema só é possível se for tratada a causa, por isso, procure também um médico pois fissuras intensas por longo período, podem ser sinal de doença como a diabetes.












Meias coloridas


“Haja o que houver, evite as meias brancas!” Este foi um dos primeiros conselhos que um italiano me deu, antes mesmo de chegar na Itália. Meias brancas geram composições perigosas. Aos iniciantes é melhor não arriscar!

Mas acontece que no Brasil todos usamos meias brancas em toda e qualquer situação. Em especial os homens erram muito no uso das meias brancas. Infelizmente o acesso a algo diferente disto também não é fácil. Encontrar meias bonitas não é uma tarefa simples em terras tupiniquins.

Assim que cheguei em Milão comecei a me sentir envergonhado das minhas meias brancas. Uma das minhas primeiras tarefas foi ir até a H&M e comprar quase todas as opções de meias disponíveis. Com o tempo fui aprendendo a usar a meia correta, com o sapato correto, com a calça correta e assim por diante.

Por exemplo, meias amarelas são coringas, assim como as verdes, as azuis e as escuras em geral.





As meias com listas precisam de harmonia com a calça ou o sapato. Perceba que escrevi ‘harmonia’, não ‘combinação’. Com isto quero dizer que não é necessário que a cor da meia seja da mesma cor que a calça ou o sapato, mas que seja necessário saber harmonizar os tons.



Tons vinhos harmonizam com azuis e tons crus; tons vermelhos harmonizam com cinzas, azuis e marrons; tons azuis, cinzas e pretos harmonizam com praticamente tudo. 




E por fim, os brancos pedem harmonia no restante do look, mas não harmonizam e chamam a atenção.




sexta-feira, 17 de maio de 2013



Todo mundo já deve ter ouvido a expressão "MENOS É MAIS", e isso se aplica muito bem aos pés.
Já sabemos que não adianta nada poder desfilar um sapato caríssimo ou vários sapatos, se os pés estão abandonados. Não existe glamour que se sustente se os pés são um verdadeiro desastre. E eu não estou falando só de deformidades que podem existir, estou falando daquele gosto duvidoso.
Muitas vezes a falta de gosto está nos sapatos que se usa afinal "gosto não se discute", mas tem coisa que vai além da falta de gosto.
Primeiro que, pra mim, unhas dos pés não se pinta!!!! Pé limpo, cuidado é aquele que a unha está bem cortada, lixada, pele e cutículas hidratadas e as unhas claras com, no máximo, uma base (que inclusive eu dispenso).
Tá certo que é moda as unhas coloridas e decoradas, mas vamos deixar isso para as unhas das mãos.
Quando vejo as unhas dos pés com a famosa "francesinha" eu imagino que a pessoa está precisando cortar as unhas.

Eu gosto menos ainda de unhas dos pés coloridas, principalmente quando, além de pintadas de vermelho ou qualquer outra cor escura, levam uma florzinha ou muitas flores ou ainda bichinhos!
 

Pés perfeitos já são raros, por que chamar a atenção pra eles então?
Tudo bem, você pensa diferente de mim e acha lindo a "francesinha"ou unhas pintadas, ok. Que tal aproveitar que é inverno e que você vai usar mais sapatos fechados e que suas unhas precisam respirar e blá, blá, blá...e vamos tentar cuidar dos pés sem finalizar com esmalte e aí, quem sabe, você também passa a ver que os pés sem esmalte são bem mais bonitos e valorizam, ainda mais, os seus calçados.

Esse cuidado, as vezes precisa de um profissional como um podólogo mas muitas vezes uma pedicure é suficiente e se você é daquelas pessoas que tem habilidade pra cuidar sozinha, vou postar um vídeo pra te ajudar com o passo-a-passo.

http://www.youtube.com/watch?v=NIpIkveustg

Espero que vocês também se apaixonem pelos pés limpinhos!





  

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Para mim é impossível não reparar nos pés de uma pessoa, ainda mais se é uma mulher linda e de destaque e Victoria Beckham é uma delas.
Ela é famosa por ter feito parte de um grupo de cantoras, por ser casada com um homem lindo e por ter uma grife de roupas que leva seu nome. Agora, como explicar um pé tão feio e ainda mais, vestindo sapatos tão maravilhosos? Na nossa pagina do Facebook eu postei alguns modelos. (https://www.facebook.com/SapatosPorMMangieri?ref=hl)


Além de uma joanete (deformação ou saliência óssea do dedão do pé -alux), que já foi minimizada por uma cirurgia, ela apresenta dedos em garra  e em martelo e é sobre isso que vou falar hoje.

A caracteristica dos dedos em garra, é um dedo enrolado, com uma articulação mais elevada que as outras do mesmo dedo e podem originar calos bem doloridos.
Essa deformidade pode ser causada por uso frequente de sapatos inadequados que apertam os dedos dos pés, como os sapatos de bico fino e os de salto muito alto. Muitas vezes o dedo em garra é resultado de danos nos nervos, causado por doenças como a diabetes ou o alcoolismo, que enfraquecem os músculos dos pés.
Os dedos em martelo são uma deformidade no segundo, terceiro e quarto dedos e carateriza-se pela flexão na articulação média. Estes dedos também podem ter calos no cimo da articulação dos dedos afetados ou na ponta. A causa mais comum é o uso de sapatos incorretos e um desequilibrio muscular.

DEDO EM GARRA

DEDO EM MARTELO


Claro que calçados pequenos e estreitos são mais elegantes mas forçam a flexão dos dedos, seja anterior ou lateralmente. Esta posição, pode causar de deformidades, a simples calos. Os saltos altos, empurram o pé mais pra baixo e os dedos são sacrificados comprimidos à ponta dos sapatos ou para que a mulher se mantenha equilibrada sobre ele, forçando os dedos e fazendo uma pressão a curvatura dos dedos.

Eu sou do tipo de mulher que faz qualquer sacrifício para usar um sapato lindo mas me preocupo em manter os pés alongados após uma noite de "sacrifício". Chegando em casa, uns passinhos descalça e dormir com os pés pra cima, ajudam, mas esse tipo de sacrifício não pode ser feito com frequência.

E homens, essa deformidade não é um privilegio das mulheres, vocês também precisam ficar atentos a isso.

Caso você tenha os tendões bem evidentes sobre o peito do pé e/ou seus dedos estejam começando a se encolher, procure um ortopedista para evitar que eles fiquem assim permanentemente, ok?
Ah sim, existem palmilhas e orteses que prometem tratar isso mas, no máximo, elas podem ajudar a evitar mas não fazem milagre.



















terça-feira, 14 de maio de 2013

O sapato como uma obra de arte


Sapatos. Algumas pessoas os observam, outras não. Simples assim. Quem não os observa tende a cair no senso comum quando opina sobre aquele que os observa: É superficial. Mas se esta é a primeira vez que vem ao nosso blog peço que preste atenção ao fato de que os sapatos podem ser objetos que causam paixão. No nosso blog procuramos abrir e abordar todos os espectros deste objeto de paixão e desejo.

Por vezes falamos sobre a fisiologia dos pés e quais são sapatos mais adequados. Para tal tarefa a fisioterapeuta Mônica Mangiere destrincha os seu conhecimentos técnicos e práticos. Por vezes nos entregamos à beleza que essa peça de vestuário pode conter, como uma obra de arte. Por vezes somente escrevemos uma opinião ou um fato vivido acerca de um sapato.

Para alguns é um prazer observar belos sapatos compondo um visual que transmite parte da personalidade daqueles que o usam. Seja em sua simplicidade, sua praticidade, sua complexidade, seu luxo, ou até mesmo em seus erros.

Sabemos que não somos os primeiros, nem os últimos a observar sapatos ou a falar sobre eles. Portanto, desta vez deixo aqui uma das muitas obras de Van Gogh. Nesta obra ele deu importância aos seus sapatos assim como deu às belas paisagens que pintou e o consagraram. Ele encontrava beleza na rotina e em detalhes que as pessoas já não viam mais como importantes. 


Minha única dica neste post é: não enlouqueça como Van Gogh elouqueceu, por conta de seus sapatos!

segunda-feira, 13 de maio de 2013


CREEPERS

Sim, eu sou daquelas pessoas que tem uma certa dificuldade em aceitar o novo, principalmente quando o novo é esquisito!!
Eu já não gosto de usar tênis mas quando eles recebem uma cara nova, assim fica difícil usa-los.
Mas é moda e, assim como eu, tem quem odeie mas tem também aquelas que vão usar e adorar.

Famoso por ressuscitar calçados bizarros, Karl Lagerfeld e Chanel, trouxeram os creepers para sua coleção 2013 e causaram espanto vestindo-os em personagens como Maria Antonieta em pleno desfile nos jardins de Versailles
 Mesmo sendo um Chanel, não me convencem!!



O que me tira o encanto nesse tipo de sapato é que me parece pouco feminino, então, se você vai mesmo usa-los, componha-os com; saia curta e meias acima do joelho, com vestido em renda ou ainda com shorts coloridos e meia calça na mesma cor dos creepers.
Veja como foi apresentado nos desfile de CHANEL e outras grandes grifes.





E mais...















domingo, 12 de maio de 2013



BOTAS, uma paixão.

  Eu confesso, sou daquelas pessoas que quando ouve que vai esfriar já pensa na bota que vai usar.
   Felizmente a bota é sempre moda no inverno e este ano, no outono também.
 Usadas com meia calça composta ou não com meias curtas e 7/8, as botas de cano curto estão fazendo sucesso. Pode ser com salto fino ou grosso, com saia, shorts ou vestido, nos dias frios e nos nem tão frios assim, o que importa é brincar com os vários modelos.


   Como em toda nova estação, um novo detalhe que faz a diferença, e neste outono inverna são as botas de cano curto com uma golinha (é assim que eu chamo aquela viradinha do cano). Estas golinhas podem levar sparkes, strass, lã, tecido xadrez, bordados em dourado, animal prints, etc.






  As de cano longo não são a sensação deste ano mas sempre são vistas compondo modelitos, mas estas levam um sinal amarelo. Cuidado ao usa-las. Se você tem a perna grossa, evite. Se você é pequena, evite. Como eu sempre digo; Nem tudo fica bem em todas.

Mantendo o bom senso sempre ativo, use e abuse das botas, ok?

   Para os homens, as botas também estão com tudo, inclusive foi tema do texto postado aqui, pelo colaborador e amigo Mauro de Freitas. Além das Desert Boots, feitas em camurça, as em couro e lona também são tendência e as grandes marcas disponibilizam muitos modelos, com ênfase nos tons de café.


 (fotos obtidas na internet)


Para saber mais sobre sapatos e designers, curta nossa pagina no Facebook:




FELIZ DIA DAS MÃES

(foto obtida da internet)